segunda-feira, 23 de março de 2009

Paz e Liberdade

Ruy Lima escreveu:
sob o ponto de vista político, para uma sociedade viver num sistema equilibrado, dois elementos são fundamentais: a PAZ e a LIBERDADE. Uma sociedade que não seja livre para criar e expandir em suas atividades, e que não seja livre para garantir o contexto, mais cedo ou mais tarde atrofia-se e sucumbe num caos com imensos prejuízos.
Mas aqui está o grande dilema, como conciliar paz e liberdade numa sociedade heterogênea, composta da maioria de pessoas imaturas espiritualmente e psicológicamente despreparadas, sem condições de sequer cumprir as leis sociais ´básicas.
Se o governo der muita liberdade, perde a paz, ou seja, se as leis forem muito flexíveis surge o descontrole por abusos, estabelecendo o caos. Por outro lado, para implantar a paz, tem que usar de dispositivos mais rígidos, inibindo assim a liberdade. De qualquer forma, a sociedade nunca consegue, por despreparo, alcançar o equilíbrio, porque se quer ter paz tem que limitar a liberdade, e se quer liberdade tem que perder a paz. Neste aspecto, continua o sistema político-social atrofiado por carência de maturidade, estagnando o verdadeiro progresso, pois que paz e liberdade controladas ou vigiadas não são duradouras.
Nenhum valor fora do homem pode ser conseguido se não for despertado primeiro os valores latentes na sua alma. A liberdade e a paz de dentro é que devem se estender para o exterior, numa projeção individual, familiar e social. Nenhum dispositivo jurídicamente legal poderá estabelecer a paz ou dar a liberdade, isto é uma condição de evolução da consciência que só a Verdade Divina poderá proporcionar, fazendo com que o indivíduo, pelo discernimento, tenha um comportamento condizente para a sua integração social.
A democracia promete liberdade mas não garante paz; o comunismo promete paz mas não garante liberdade.
Nenhum regime político conseguirá solução de governo fora da Unicracia do Cristo, que é o Domínio da Verdade Suprema que liberta o indivíduo da ignorância espiritual. Só a Unicracia do Cristo, ou Governo Único da Verdade, poderá ensinar o indivíduo a se auto-governar, porque conhecendo e praticando as leis de dentro, que são as Leis Divinas, facilmente cumprirá as leis de fora, que são as normas sociais.
Jesus disse: "Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará". Se a verdade nos dá a liberdade, ela também nos dá a paz. Compreendendo as Leis Divinas que regem a vida, o indivíduo conduz a si próprio, não necessitando mais ser conduzido. A verdadeira liberdade é interior, é um estado de alma alcançado, e é ela que nos traz a verdadeira paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário