quarta-feira, 1 de junho de 2011

Para se Pensar: Números ou Energias?

Nada é imóvel no mundo da matéria. A noção aritmética do número parece nada ser senão uma pura "visão espiritual", sem nenhuma ligação com a realidade das coisas, pois nenhum número é " concretamente" discernível na natureza. Certamente existem leis, representadas por números, equações e fórmulas, sobre os quais repousa o equilíbrio do Universo em movimento. Mas estes "números" parecem lembrar forças e energias presentes, mais do que quantidades "mensuráveis".

Depois de Einstein, todo mundo sabe que matéria é energia. Mas a energia é particularmente "movimentada" e as formas que ela assume estão sujeitas a múltiplas mutações. Pode-se definir uma substância química por um simples número, mas a estrutura de um átomo tende, com o tempo, a "evoluir". O urânio, por exemplo, evolui - ou involui? - para o rádio, o qual, perdendo radiatividade, se torna chumbo: U92 - Ra88 - Pb82. Tudo que é dinâmico - como todos os processos da vida - não pode ser medido senão através dos ritmos e das interferências dos ritmos. O Rítmo é a dimensão viva do número.

(François-xavier chaboche)

Um comentário:

  1. É bastante interessante a postagem de comentário nesta página do blogger, onde não podemos deixar espaço em branco. Eu, por exemplo, não gosto de "encher linguiça". Amo a síntese e a procuro praticar. Essa postagem é uma digna representação da síntese. Fala muito com poucas palavras. diz tudo sobre o Universo, a mensuração , a química, a física e toda a ciência (conhecida e ainda desconhecida) e sobre a matemática. É maravilhosa.

    ResponderExcluir